segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Declaração de Édipa



Uma nuvem confusa me enevoa o olhar.
Não ouço mais. Eu caio num langor supremo;
E pálida e perdida e febril e sem ar,
um frêmito me abala... eu quase morro ... eu tremo.
À uma mulher amada - Safo de Lesbos



Uma mão afetuosa, delicada e suave. Unhas bem laboradas, a pele trigueira e com feição de bem tratada. O perfume era deleitável, doce, sutil e sedutor. Os cabelos eram ondeados e escuros com um esplendor tão aceso que não poderiam alegar se eram dela ou se adquirira na melhor boutique de perucas. Seu brado era terno e quando cantava era capaz de serenar qualquer um da espécie. E eu ali, fascinada com sua perfeição, ansiando ser idêntica a ela quando acendesse. Quem não cobiçaria aqueles seios? Quem não se apaixonaria por aquele sorriso? E quem na face da terra recusaria aquele colo? Rememoro o seu vestido azul de seda, capaz de deixá-la tão leve que eu não sabia direito se ela caminhava ou flutuava. A risada era contagiosa, contudo não arrasava sua elegância. Minha mãe seria definitivamente a mulher mais linda do mundo se eu não tivesse encontrado você.

8 comentários:

  1. a sutileza da descrição deixou-me encantado.

    ResponderExcluir
  2. linda declaração (o inverso de electra)

    "Minha mãe seria definitivamente a mulher mais linda do mundo se eu não tivesse encontrado você"

    bom ver que voltou de vez

    ResponderExcluir
  3. Traduzindo: A intenção do comentário era saber se a personagem já estaria adulta o suficiente pra "incorporar" traços da heroína citada no texto.
    Desculpe-me a invasão e adeus.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza ela se tornou tão mulher quanto a mãe outrora colocada em primeiro lugar!ah essa é uma resposta dificil! O amor antes dado a "heroina" (mãe)passou para a uma substituta. Édipa retrata o feminino na busca sexual pelo feminino.

    ResponderExcluir
  6. adorei o Édipa,
    obrigado pela visita e pelo link...
    retribuído na mesma moeda
    abraços
    Rubens

    ResponderExcluir
  7. Que bom é poder te ler...

    Os 3 textos que você postou depois do tempo que ficou sem postar fazem compensar a espera...

    Mas, me diz... Inspirações de Araxá?

    ResponderExcluir