domingo, 16 de agosto de 2015

Booktrailer | poesia "Arame Farpado" de Lisa Alves








"Lisa Alves compõe um livro de poemas dividido em seis partes: Do eu, Dos territórios, Da dominação, Da vindicta, Das contradições e Da poesia. Essas partes formam uma espécie de tratado sobre a nudez e o cárcere do homem de todos os tempos, assim como um estudo detalhado da matéria inorgânica que rodeia esse ser tão próximo à aberração. Nada foge ao olhar arguto e ácido dessa grande escritora. Não encontramos um livro propício para uma tarde de domingo, seus textos têm a densidade e o peso das madrugadas insones."  


"A poesia de Lisa é um modo de questionar nossa identidade. Que é ser brasileiro? Como se forma uma individualidade num país pobre e preconceituoso? Como podemos ser com o outro? Não com os donos do poder e do capital, mas com “os do final da fila”? Devir é sempre minoritário e optar pelo menor é uma opção política, não partidária, mas política."

"Que estranha forma de ficcionalidade é esta, que se reconhece como profundamente real? Na fabricação de seu próprio corpo entre farpas e registros de mãos que nascem do meio de águas? Talvez tudo seja fragmentação nestes tempos. E é no deserto dessa narrativa íntima, afeita à matéria das "repetições, ponteiro do relógio [...]", porque "a repetição é uma experiência absoluta", que está a poesia de Lisa, como um corpo de memórias anônimas ou uma esfinge especular."





Nenhum comentário:

Postar um comentário