quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aos Necrófilos


Marc Riboud






“Prefiro, no amor, os aniversários não marcados,
para celebrá-los todos os dias.
Prefiro o inferno do caos ao inferno da ordem.
Prefiro as folhas sem flores às flores sem folhas.
Prefiro o tempo dos insetos ao das estrelas.”

Do poema Possibilidades de Wislawa Szymborska





Para mim o pior da vida está
na glória póstuma
na paixão prófuga e
naquilo que se rompe sem o pretender.

Para mim o pior presente
está nas datas assinaladas e
na compensação de posturas ocas.

Eu amo as faces autênticas
mesmo quando deformadas ou
nascidas de gestações desfavorecidas.

Não me venham com doses de caridade e poemas de flor&cultura
pois o que eu semeio são cactos resistentes e versos do inverso. 





4 comentários:

  1. Henry Miller fala em um de seus livros sobre sua aversão a compaixão. Ele era um escritos de muitas citações, provavelmente citaria esse seu poema.

    ResponderExcluir
  2. Lisa, um diálogo em linguagem mais que uníssona com a Szymborska - uma das poetas de maior grandeza no tocante ao desbanalizar da arte e da humanidade... (assim como tu!)

    Teu texto é imenso, profundo e removedor de cicatrizações falsas! Derruba todos os falsos moldes de um sorriso volúvel na cara das sociedades construídas do cimento da miséria consentida, e que tudo o que fazem é açucarar as feridas alheias, a que são alheios.

    Teria muito o que dizer sobre um poema assim... mas tu já sabes. E um poema como estes não merece ser destrinchado em comentários, mas cantado nas trincheiras contra as dissimulações coletivas; lido em voz mais alta que o ombro dos arrogantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa, Katy! Grata por essas palavras e mais ainda pela sintonia de idéias. O teu destrinchar foi daqueles que faz uma mera mediadora de idéias,( como eu) sentir que vale muito continuar com a arte da escrita. No fundo o que tento sempre fazer é contrário do que a maioria acredita, tento apenas fazer da arte um grito, algo util para manifestar minhas inquietações, minha revoltas... Sei que daqui 5 segundos uma pessoa morrerá de fome e nada do que for escrito mudará esse fato, mas sei que o que leva as pessoas definharem nesse mundo é bem maior e não pode ser disseminado com caridades de finais de semana ou em datas especiais. Acredito sim que certas palavras têm o poder de movimentar, libertar e até mesmo desmistificar uma vida inteira, falo isso pois as palavras fizeram e fazem isso por mim e como não sou um ET passo a crer que assim possa suceder com outros. Sem maiores pretensões faço desse meus versos um GRITO para que possam ouvir, agora como esse grito chega aos ouvidos ainda é uma incognita. rs

      grande beijo

      Excluir